top of page

QUAIS SÃO OS TIPOS DE PALETEIRA?

MANUTENÇÃO DE PALETEIRAS E EMPILHADEIRAS

PREÇO DE PALETEIRA MANUAL

paleteira

*IMAGEM ILUSTRATIVA PREÇO DE PALETEIRA MANUAL

Selecione o produto desejado para ver toda linha.

QUAL O PREÇO DE UMA PALETEIRA MANUAL?

Quais são os fatores que influenciam o preço de uma paleteira manual?

O preço de uma paleteira manual pode variar bastante sem que tenha alguma relação direta com o fornecedor. Isso se deve a alguns fatores que serão abordados neste pequeno artigo, voltado ao público iniciante neste segmento.
 

  1. Primeiro fator:
     

Hoje no mercado nacional existem diversos tipos de paleteiras manuais nacionais e importadas, ou seja, equipamentos fabricados no Brasil e equipamentos provenientes de diversos países, sendo a China um dos maiores exportadores de paleteiras manuais para o Brasil.
 
Chamamos a atenção para três pontos de avaliação na hora de decidir sobre adquirir um equipamento nacional ou importado:

  • Preço do equipamento;

  • Preço das peças de reposição;

  • Disponibilidade de peças de reposição.
     

Geralmente um equipamento importado tem valor de compra inferior ao nacional. Em contrapartida, o equipamento importado tem o custo de manutenção superior, pois as peças de reposição são, em geral, mais caras e mais difíceis de serem encontradas devido a maioria dos importadores trazerem para o Brasil apenas os equipamentos, deixando em segundo plano as peças de reposição.
 
  2. Segundo fator:
 
O projeto do equipamento é uma questão que faz total diferença no custo e na vida útil das paleteiras manuais. Por isso aconselhamos: 
 

  • Verificar o número de partes substituíveis da bomba hidráulica. Uma bomba construída em bloco único não nos fornece tantas possiblidades de manutenção quanto uma bomba construída de várias partes móveis, já que não poderemos substituir apenas a parte danificada, sendo necessária a substituição de toda a bomba.
     

  • Utilizar embuchamento nas partes móveis da paleteira manual. Paleteiras manuais que não contenham buchas desgastarão os elementos estruturais. As buchas tem como função facilitar o movimento das partes móveis e desgastar-se conforme o tempo de uso, protegendo os elementos estruturais que são mais onerosos. 
     

  • Avaliar a estrutura do equipamento. Para uma mesma capacidade de carga temos diversas estruturas de paleteiras manuais, umas mais robustas e outras mais frágeis projetadas para trabalhar em menos turnos de trabalho e ambientes menos agressivos tanto na questão de sujeiras como na questão de pisos.

 
  3. Terceiro fator:
 
O número e o tipo de rodas.
 

  • Rodas de carga simples -> indicadas para pisos regulares e limpos e utilização em paletes sem madeiramento inferior;
     

  • Rodas de carga dupla -> indicadas para pisos menos regulares e com certo grau de sujeira. 

    A composição das rodas podem variar bastante. As mais comuns são as de nylon e as revestidas com PU.
     

  • As rodas de nylon são a mais baratas e são indicadas para pisos que não tenham pintura epóxi, já que a mesma poderá causar um desgaste prematuro da pintura.
     

  • As rodas de nylon/PU ou de ferro/PU têm a mesma função, diferindo apenas na vida útil das rodas, as de ferro/PU são mais resistentes. Os dois modelos são indicados para pisos que tenham revestimento epóxi, estas rodas deixam as paleteiras manuais de 30% a 40% mais pesados para manusear com carga, do que as equipadas com rodas de nylon.

 
  4. Quarto fator:
 
Altura da paleteira manual com o garfo abaixado. A altura da paleteira manual padrão com o garfo abaixado, pode variar entre 75 mm e 95 mm. Existem paleteiras manuais especiais com altura do garfo abaixado entre 45 mm a 50 mm, estes últimas com preço bem mais elevados do que os padrões.
 
  5. Quinto fator:
 
Existem quatro diferentes tipos de materiais e acabamentos normalmente utilizados no mercado na fabricação de paleteiras manuais. São eles: aço carbono pintado, aço carbono galvanizado, inox polido e inox escovado. A escolha de um ou outro dependerá do ambiente que o equipamento será utilizado.
 
  6. Sexto fator:
 
A capacidade de carga da paleteira manual definirá a vida útil do equipamento. No mercado existem equipamentos que vão desde 2.000 kg a 3.500 kg. Existem alguns equipamentos especiais que excedem estas capacidades, porém não são recomendados, pois não apresentam condições ergonômicas seguras para o usuário, sendo recomendado, nesses casos, equipamentos mecanizados.
 
Um mesmo fabricante pode ter paleteiras manuais com as diferentes características citadas acima, sendo elas, as principais características que fazem a diferença no custo e vida útil dos equipamentos. Consulte nossos representantes de vendas, eles estão aptos a especificar o melhor produto custo-benefício para sua área de atividade.
 
Segue abaixo exemplos de quatro equipamentos com diferenças nos conceitos produtivos citados acima, todos eles de um mesmo fabricante.

preço de paleteira manual

Paleteira manual com capacidade para 3.500kg, com embuchamento, roda de carga dupla em nylon, estrutura em aço carbono pintado, 3 turnos de trabalho, equipamento nacional.

preço de paleteira manual

Paleteira manual com capacidade para 2.600kg, com embuchamento, roda de carga dupla em nylon, estrutura inox polido, 3 turnos de trabalho, equipamento nacional.

preço de paleteira manual

Paleteira manual com capacidade para 2.500kg, com embuchamento, roda de carga dupla em nylon, estrutura em aço carbono galvanizado, 2 turnos de trabalho, equipamento nacional.

preço de paleteira manual

Paleteira manual com capacidade para 2.200kg, sem embuchamento, roda de carga simples em nylon, estrutura em aço carbono pintado, 1 turno de trabalho, equipamento importado.

O texto "Preço de paleteira manual" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR:

WhatsApp
bottom of page